» TDAH - DA TEORIA A PRATICA - 300h

Descrição geral

  •       Des­crever, de uma forma bem prática e compreensível, alguns dos problemas de desenvolvimento e de comportamento que se observam na infância e na adolescência, tanto no seio familiar como nas escolas e nas clínicas.
  •        Oferecer ao leitor algumas reflexões e indicar procedimentos pedagógico-terapêuticos adequados para lidar com esses problemas no dia a dia.
  •     Apontar alternativas de encaminhamento clínico e pedagógico mais adequado para cada caso, além de fazer indicações de comportamento dos adultos em relação aos alunos.
  •        Contribuir para melhor compreensão dos problemas do desenvolvimento geral da criança, bem como para a busca pelos tratamentos mais eficazes. 

Conteúdo Programático

UNIDADE: I

  • Introdução ao estudo dos Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH )

 UNIDADE: II –TRANSTORNO AUTISTA E PSICOSE NA CRIANÇA.

  •        Definição e Classificação
  •        Sintomas cardeais para o reconhecimento do Transtorno autista.
  •        Sobre a Formulação e a Avaliação Diagnóstica.
  •        Hipóteses Etiológicas.
  •        Desenvolvimento do autismo devido a Traumas Psicológicos.
  •        Teorias de Tinbergen sobre o autismo.
  •        A relação entre a separação da mãe na primeira infância e o aparecimento do autismo.
  •        Predisposição congênita do autismo.
  •        Doenças que podem ser associadas ao Transtorno autista.
  •        Diagnóstico Diferencial.
  •        Tratamento

UNIDADE: III- TRANSTORNO DE RETT

  •        Estágios Clínicos do transtorno de Rett.
  •        Tratamento.

UNIDADE: IV- TRANSTORNO DE ASPERGE.

UNIDADE: V-  TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA.

  •        Transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação.
  •        Transtornos invasivos do desenvolvimento e seus diagnósticos diferenciais.

UNIDADE: VI- TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO DISRUPTIVO (TGD).

  •        Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH).
  •        Diagnóstico Diferencial.
  •        Hiperatividade.
  •        Impulsividade.
  •        Epidemiologia.
  •        Etiologia.
  •        Prognóstico.
  •        Tratamento.
  •        Alternativas farmacológicas.
  •        Psicoterapia e Medicina Comportamental.
  •        Treinos de Auto-Instrução.
  •        Orientação a Pais e Professores.
  •        O professor  e a rotina do aluno com TDAH.

UNIDADE: VII - TRANSTORNO DE CONDUTA (TC)

  •        Epidemiologia.
  •        Etiologia.
  •        Tratamento

UNIDADE: VIII - TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO (TDO). 

UNIDADE: IX - A PERSONALIDADE E SEUS TRANSTORNOS; DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

  •        Os transtornos da personalidade.
  •        A despersonalização.
  •        A depressão e a mania.
  •        As neuroses.
  •        O narcisismo.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)