» TDHA- INCLUSÃO NA ESCOLA - 300h

Descrição geral

A

  Publicação deste CURSO coincide com o momento em que a discussão do tema Inclusão, está atingindo não apenas os espaços educacionais, como também  a opinião pública em geral.

O impacto que a inclusão tem causado no meio escolar, nas instituições especializadas e entre os pais de alunos com e sem deficiência, provocou o aparecimento de muitas dúvidas e viesses de compreensão, que estão retardando a implementação de ações em favor da abertura das escolas para todos os alunos.

Preconceitos antigos, antigos valores, atitudes e paradigmas conservadores  da educação, ainda ocultam o verdadeiro sentido dessa inovação.

         A grande contribuição desse estudo é, pois, a de esclarecer aos interessados, especialmente educadores, sobre os aspectos fundamentais da inclusão escolar. Neste sentido, apresentamos em cada unidade, uma proposta, uma sugestão, uma provocação, através deste material rico em possibilidades para a transformação das escolas em suas dimensões pedagógicas, culturais, sociais e humanitárias.

Pretendemos enfocar a Inclusão nas escolas sob três ângulos:

Dos desafios provocados por essa inovação; das ações no sentido de efetivá-las; das perspectivas que se abrem à educação, a partir de sua implementação.

Conteúdo Programático

Unidade I - Fundamentos do Ensino Inclusivo 

  •       Benefícios para todos os alunos;
  •       Evitando os efeitos prejudiciais da exclusão;
  •       Apoio cooperativo e melhoria das habilidades profissionais;
  •       Benefícios para a sociedade;
  •       Segregação e desigualdades.

Unidade II - A inclusão como força para a renovação da escola.

  •       A inclusão como força cultural;
  •       Para a inclusão ter sucesso, as escolas devem ser comunidades conscientes;
  •       Inclusão não é competição;
  •       A construção da comunidade inclusiva vincula o ensino à educação.

Unidade III- Princípios básicos para o ensino inclusivo eficaz.

  •       Desenvolver uma filosofia comum e um plano estratégico;
  •       Propor uma liderança forte;
  •       Acolher, apreciar e acomodar a diversidade;
  •       Desenvolver redes de apoio;
  •       Usar procedimentos deliberativos para garantir a responsabilidade;
  •       Desenvolver assistência técnica organizada e contínua;
  •       Manter a flexibilidade;
  • Examinar e adotar abordagens de ensino efetivas;
  •       Comemorar os sucessos e aprender com os conflitos;
  •       Estar a par do processo de mudança, mas não permitir que ele o paralise.

Unidade IV -  Comunicação com todos os alunos.

  •        Os efeitos de uma deficiência nas habilidades de comunicação;
  •        Estratégias administrativas para a realização do ensino inclusivo.

Unidade V - O contexto cotidiano para a aprendizagem e o ensino em sala de aula.

  •       Avaliação, currículo e ensino;
  •       Avaliação formal e informal;
  •       O  que é e como ensinar;
  •       Teoria das Inteligências Múltiplas;
  •       Acomodações para os alunos;
  •       Ensino em multiníveis;
  •       Organizando e planejando o ensino;
  •       Opções para mudar o acesso dos alunos à aprendizagem.

Unidade VI -  O currículo na sala de aula inclusiva. Estratégias para o manejo de uma sala de aula inclusiva;

  •       Consequências positivas/Responsabilidade social;
  •       Liberdades/Atenção Pública/Preocupações com a inclusão.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)