» AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM - 180h

Descrição geral

  • A diversidade dos textos aqui reunidos, nos permite dizer que tal iniciativa pretende significar  um “salto” para  a  avaliação do Ensino e da aprendizagem,  pelo seu caráter inovador.
  • Através dessas leituras, convidamos o educador a situar e a contextualizar a avaliação em termos de áreas específicas do conhecimento e da Pedagogia de Projetos; tais reflexões são  fundamentadas no caráter formativo, democratizador e ético  do processo avaliativo.
  • Focalizamos a avaliação em educação como princípio ético, que  deve respeitar sobretudo, as diversidades dos contextos educacionais e os diferentes jeitos de ser e de aprender de educandos e educadores.
  • Este Curso pretende fornecer meios para o educador tornar a avaliação escolar mais justa, abrangente, cooperativa, dinâmica e voltada para o aluno.

Conteúdo Programático

Unidade I – Base Conceitual 

  •         Definições de avaliação
  •         Caracterização Global da Avaliação Educativa

Unidade II – Critérios de avaliação 

  •         Concepção curricular e prática de avaliação - a coesão desejável
  •         Preocupação com a prática
  •         Mudar as práticas, mudar a mentalidade
  •         Avaliar para reconhecer, avaliar para aprender

Unidade III – O Interesse pela prática formativa 

  •         A avaliação a serviço de quem aprende
  •         Com os erros também se aprende
  •         A importância das perguntas para a ação reflexiva e crítica

Unidade IV – Funções da avaliação 

  •         Instrumentos de avaliação
  •         Auto Avaliação 

Unidade V – Planejamento e Avaliação 

  •         Princípios Universais da avaliação Mediadora

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)