» COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O ESPAÇO DE MUDANÇA - 300h

Descrição geral

  •           Favorecer ao coordenador pedagógico possibilidades de perceber-se como profissional que tem um compromisso político com a instituição e com a sociedade, desenvolvendo a consciência de sua função, para que, tendo clareza dela, valorize-a e saiba quando e como intervir.
  •           Identificar elementos que favoreçam professores e coordenadores a revitalizar as ações no sentido de ampliar as possibilidades contidas no trabalho que envolve esses educadores.
  •          Ampliar as relações de diálogo entre professores e coordenadores, fazendo dos encontros pedagógicos um espaço efetivo para a formação contínua dos educadores, em que ambos, professores e coordenadores, assumam esse rico espaço de formação.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – O Coordenador Formador como um dos agentes de transformação

  •         Uma experiência de formação continuada em serviço;
  •         Ações/atitudes do coordenador desencadeadoras de um processo de mudança;

UNIDADE II – Educação continuada: Função essencial do coordenador pedagógico

  •         O trabalho coletivo como espaço de formação;
  •         Qual  identidade do Professor Coordenador pedagógico?

UNIDADE III – Reuniões pedagógicas: espaço de encontro entre coordenadores e professores ou experiência burocrática?

  •         Questionando e entrevistando professores;
  •         O que dizem os professores sobre as reuniões pedagógicas?

UNIDADE IV – A voz dos outros e a nossa voz – alguns fatores que intervêm na atuação do coordenador.

  •         Uma proposta, algumas atuações e muitas implicações;
  •         Formação na ação: desalojar práticas e estruturas instaladas;
  •         Vícios, julgamentos e status;
  •         Facilidades e dificuldades da função do coordenador: o que se quer, o que se faz e o que é possível fazer;
  •         Quem forma o formador?
  •         Muitas vozes e muitos fatores.
  •         O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica
  •         Os saberes profissionais dos professores são temporais;
  •         Os saberes dos profissionais dos professores são plurais e heterogêneos;
  •         Os saberes profissionais dos professores são personalizados e situados;
  •         Relação com os pais – do afastamento à cumplicidade. 

UNIDADE V – Dificuldades de aprendizagem – concepções que permeiam a prática de professores e coordenadores

  •         Teoria e prática – o enriquecimento da própria experiência

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)