» EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 250h

Descrição geral

                É importante iniciar a apresentação deste Curso, transcrevendo aqui, o que disse Paulo Freire:

            “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

   Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encontrá-la diminuindo assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos...” 

  É com vistas na mudança das ações da escola, que apresentamos este Curso, com destaque aos indicadores que dificultam e motivam  o êxito da educação tardia, indicadores  sobre as razões que levam os jovens a procurar a EJA- Educação de Jovens e Adultos  e  reflexões sobre o novo perfil educacional destas instituições. Apresentamos também, sugestões relevantes sobre como tornar o ensino da EJA significativo e prazeroso, como motivar o aluno a aprender e a  prosseguir na sua escolaridade.

Conteúdo Programático

Unidade I – EJA – uma população cada vez mais jovem 

  •         Significado da escuta no ato pedagógico
  •         A escola no contexto da modernidade: algumas referências
  •         A escola e seu projeto civilizatório
  •         Dialogando com as diferenças – por um novo contrato social
  •         Os jovens: resistências, sonhos e esperança
  •         Os jovens, a escola e o saber 
  •         O sentido e o prazer de estar na escola
  •         Ser jovem é esperar que o melhor aconteça.

Unidade II – O delicado equilíbrio para obter êxito na tentativa de elevação da escolaridade 

  •         Não basta oferecer escola
  •         Sujeitos alfabetizados: sujeitos de direitos, necessidades e desejos
  •         Estratégias utilizadas para responder às demandas de leitura e escrita, segundo os contextos funcionais.
  •   O contexto do trabalho;
  •   Contexto da vida diária;
  •   A continuidade dos estudos;
  •   Atitudes em relação à aprendizagem
  •         Os significados atribuídos aos processos de alfabetização

Unidade III- A educação de jovens e adultos na atualidade 

  •  A formação dos professores
  •  O que é PROEJA?
  •  Entrevista com educador sobre EJA.

Informações

Carga Horária: 250 horas.

Investimento: 200,00 (Dinheiro ou Cartão)