QUEM SOMOS

Missão:

O Instituto Brasileiro de Educação-IBE tem como finalidade oferecer cursos livres de formação continuada para professores e futuros professores, visando a qualificação e aperfeiçoamento de práticas educativas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino.

Visão:

 

Ser referência na formação continuada de professores e futuros professores da educação básica

Valores:

 

- Compromisso com a educação e formação continuada;

- Ética profissional e desenvolvimento humano;

- Excelência na gestão pedagógica e administrativa;

- Qualidade nos serviços e produtos;

- Transformação e inclusão social;

- Responsabilidade social e ambiental;

- Inovação e empreendedorismo.

Princípios Norteadores:

- A educação é um processo continuo de formação para a vida e para o mundo do trabalho;

- A educação a distância como alternativa para aprender a aprender;

- A educação continuada como um caminho para a requalificação do aluno- cursista, entendida tanto na busca do saber quanto na tomada de consciência de sua prática do fazer pedagógico, o que possibilita a visualização de novos desafios e perspectivas;

- O princípio da ética, como condição que deve permear as ações da Instituição e dos trabalhos oferecidos por esta, bem como por parte dos alunos – cursistas nos seus direitos e compromissos.

- O desenvolvimento de competências para a melhoria da prática pedagógica;

- O tratamento dos conteúdos por temas de interesse do aluno-cursista e das demandas pedagógicas e sociais;

- A teoria como reflexão sobre a prática.

- O respeito e o conhecimento já adquiridos pelos alunos- cursistas, como referências a serem consideradas;

- O compromisso de assegurar ao aluno-cursista, material de estudo elaborado por profissionais especializados, com alto nível de experiência e atualização.

- A abordagem crítica, reflexiva e contextualizada dos conteúdos;

- A motivação ao aluno-cursista de aprender sempre, de aprender em serviço, integrando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e perspectivas diferentes.

- A prática educativa como processo ensino-aprendizagem, capaz de motivar o profissional a inovar, criar e participar ativamente da construção dos seus conhecimentos;

- O tratamento dos conteúdos numa estrutura de organização metodológica, que os torna passíveis de aprendizado;

- Equipe de profissionais multidisciplinar;

- Comunicação/ interação entre os agentes, observando a transparência nas informações;

- Infraestrutura de apoio por meio do serviço de tutoria.

Objetivos Gerais:

- Oferecer cursos livres de formação continuada para professores e futuros professores, visando a qualificação e aperfeiçoamento de práticas educativas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino.

- Possibilitar o desenvolvimento de programas de educação continuada a distância, para os profissionais em exercícios dos diferentes campos de atuação;

- Atender a uma demanda de ensino, que possibilite a autoaprendizagem com a mediação de recursos didáticos, sistematicamente organizados.

- Oferecer a educação continuada como alternativa de aprendizado e de atualização profissional em um cenário de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas continuas e aceleradas.

Objetivos Específicos:

- Implementar a educação continuada e permanente;

- Atualizar conhecimentos e habilidades do aluno-cursista, de formar mais ágil e facilitada;

- Viabilizar mudanças na prática pedagógica do aluno-cursista;

- Oferecer referencial teórico-prático que possa subsidiar a ação- reflexão- ação das práticas docentes;

- Propiciar o aperfeiçoamento das práticas educativas e do desenvolvimento de novas concepções sobre o ensinar e aprender;

- Conduzir a formação continuada de forma contextualizada e significativa;

- Melhorar a qualidade da práxis do educador e a qualidade do ensino.

- Permitir que o aluno-cursista possa aprender, independentemente da área geográfica em que se encontre;

- Valorizar a leitura e a escrita como ferramentas básicas para aprender;

- Assegurar a atualização e o aprimoramento das propostas temáticas;

- Incentivar o aluno-cursista a estudar de forma autônoma e responsável.

Público-Alvo:

- Professores.

- Coordenadores Pedagógicos,

- Gestores da educação,

- Técnicos e demais trabalhadores da Educação,

- Estudantes Universitários;

- Profissionais em geral;

Podemos considerar neste universo, todos os que têm reais necessidades de se aperfeiçoarem por motivos variados e que têm na educação a distância o único meio adequado de acesso a um novo saber.